Clique aqui e acompanhe o robô Curiosity no site da Nasa!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

"Dança dos astros"












A imagem ao lado mostra o alinhamento das Plêiades, a estrela Aldebaran (constelação de Touro), Júpiter e Vênus, próximo do nascer-do-Sol, no Deserto do Atacama, Chile (Fonte: Jornal Agora). Esse espetáculo poderá ser presenciado com maior nitidez na madrugada  fria de quinta para sexta feira, no ocidente, do hemisfério Sul.

João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), aponta que entre as 5h30min e as 6h o fenômeno poderá ser visto com mais nitidez aqui, no Rio Grande do Sul.
 A previsão de céu aberto dos próximos dias também ajudará nós, gaúchos que, no último grande encontro que ocorreu no céu (Sol e Vênus) ficamos de fora!

"A observação desse acontecimento permite uma melhor compreensão em relação aos movimentos da Terra e dos astros no Universo. Além disso, todos assistirão a um verdadeiro espetáculo ao ver a “dança” dos dois planetas com seus 'colegas' celestes" – incentiva Jair Barroso, do Observatório Nacional.

Então, gaúchos e gaúchas, acordem cedinho, olhem para o horizonte nascente, busquem o ponto onde nasce o sol no seu bairro e presencie esse espetáculo da natureza! 
Dica: buscar uma posição na cidade sem obstáculos de morros e edifícios ajudará a sua observação.

Por volta do dia 21 de agosto, haverá a conjunção entre Marte, a estrela Espiga (na constelação de Virgem) e Saturno, ao anoitecer. Novamente vamos ser contemplados! =]

Fonte: Zero Hora
          Jornal Agora

Nenhum comentário:

"Só aprende aquele que constrói significados e não simplesmente reproduz o que lhe é ensinado."

_Resnick_